sábado, 29 de janeiro de 2011

Atividade Prática: Aula Multimidial

 AULA MULTIMIDIAL
 Tema- Meio Ambiente
Público Alvo:
Alunos do Ensino Fundamental

Objetivo da prática leitora:
A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos cons­cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-­ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Para atingirmos esses obje­tivos, mais do que trabalhar com informações e con­ceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.
Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade, através de recursos multimídias disponíveis.

Materiais e recursos utilizáveis:
Leitura do texto: Os irracionais

Os Irracionais

Klaus Manfred Weissenberg
Nós, seres humanos, gostamos de designar nossa própria espécie de “Homo-sapiens”, isto é, homem racional.
Queremos desta maneira destacar a diferença entre nós e os demais seres vivos, os quais chamamos desdenhosamente de “irracionais”.
Realmente existe uma enorme diferença entre nós e os animais. Mas esta diferença não nos favorece nem nos lisonjeia em absoluto.
Os animais, sem exceção, vivem e agem segundo as leis naturais da Criação, em perfeita harmonia com o seu ambiente natural. O “Homo-sapiens”, no entanto, é o único ser vivo que age conscientemente contra estas leis naturais.
Ao contrário do ser humano, o animal desconhece a inveja, a cobiça, a ganância, a mentira, a desonestidade, a malícia, o ódio e o egoísmo.
Ao contrário do animal, o “Homo-sapiens”, rouba, maltrata, violenta, escravi-za, mata e faz guerra contra seu semelhante.
O “homem racional” é o único ser vivo que suja, contamina e destrói a sua própria morada, aliás, a única que possui. Ele polui a água que bebe, o ar que respira e o solo do qual recebe parte de seu alimento; e com isto coloca em perigo sua própria sobrevivência e a sobrevivência dos demais seres vivos deste nosso planeta Terra.
Comparando objetivamente a diferença de comportamento entre o ser huma-no e o animal, chega-se à conclusão de que o animal cumpre fielmente com a finalidade de sua existência, o que infelizmente não se pode dizer a respeito do ser humano.
Quem portanto merece mais o nome de irracional?
Revista SOM - Nº 22/1980

POESIA
Meio ambiente
Meio ambiente
O meio ambiente agoniza!
A natureza pede socorro!
As matas pedem conservação
Os bichos pedem preservação
O ar não quer poluição
A água não quer contaminação
E o homem quer solução
Ele não sabe que é a solução!
Para melhorar a situação
Para a próxima geração!
Com muitas árvores para refrescar
Variedade de animais para admirar
Ar puro para respirar
Água cristalina para tomar.
Tudo isso depende de mim
Tudo isso depende de você
Tudo isso depende de nós...
Vamos nos conscientizar
De que nossos hábitos devemos mudar
Novas atitudes devemos tomar.
Aprender a conservar
Aprender a respeitar
Aprender a reciclar
Para o meio ambiente preservar
E a vida melhorar...
Jogral para ser apresentado pela turma 500 da E.M.Prefeito José Juarez Antunes no dia do "Meio Ambiente ". Volta Redonda , maio de 2004

ROTEIRO TEATRAL

O Planeta em Apuros

Ledy B. Vieira
Personagens:    
  • Dona Natureza
  • Árvore I
  • Árvore II
  • Rio
  • Água potável
  • Planeta Terra
Inicio:  Dona Natureza entra em cena andando lentamente entre a platéia até chegar próximo ao palco,  ao som da musica: “Natureza espelho de Deus “ de Chitãozinho e Xororó.
Com olhar de tristeza demonstra-se desesperada ao ver tanta destruição. Olha e não acredita no que vê.
Quando ela está bem em frente ao palco, em um momento de grande tristeza, se ajoelha e ergue com carinho um pedaço de madeira que está no chão (OBS: Essa cena precisa emocionar o público).
A música para e, revoltada, Dona Natureza desabafa:
___ Meu Deus! Não acredito no que estou vendo! A minha floresta está toda destruída! Onde estão as árvores que aqui deixei?
Eram lindas, enfeitavam a floresta... Agora o que vejo?! Só destruição! As minhas árvores, as minhas belas árvores, estraçalhadas ao chão...
Nesse instante, já em cima do palco, Dona Natureza ouve um choro e pergunta:
___ Quem está chorando? (D. Natureza vê duas árvores)
___ Ah! São vocês duas! O que foi? Por que estão chorando?
Árvore I fala:
___ Estamos muito tristes! Sentimos falta de nossa mãe e de toda nossa família.
D.Natureza:
___E onde estão?
Árvore I:
___Não sabemos, Dona Natureza, para onde levaram nossa família.
D. Natureza.
___Eles quem?
Árvore II:
___ Os lenhadores. Foram eles que vieram com máquinas e motosserras e derrubaram todos os membros da nossa família.
Árvore I:
___ Isso mesmo! Aqueles lenhadores mataram toda nossa família!
Nossos avós eram árvores centenárias, nossos pais viveram aqui décadas e mais décadas. E, assim que os homens descobriram que nós éramos valiosas, vieram e levaram todos embora.
Árvore II:
___ Ouvi  falarem que iam ganhar muito dinheiro com tantas árvores. Só que eles se esqueceram que somos muito importantes na natureza. Que nós  somos responsáveis pelo ar puro que eles respiram. Que somos nós as responsáveis pelo equilíbrio do planeta.
Dona Natureza:
___Vocês tem razão! O homem é um grande destruidor!
Cego pela ganância eles acabam destruindo tudo por onde passam.
Árvore I:
___ Verdade Dona Natureza. E a gente tem que fazer alguma coisa pra não deixar que o homem continue com tanta maldade e destruição.
D. Natureza:
___ Você tem razão, precisamos agir.
Nesse instante o rio fala desesperado:
___ Socorro! Socorro Dona Natureza! Você está me ouvindo?
D. Natureza:
___Quem está falando?
Rio:
___ Sou eu! Esse riacho.
Dona Natureza se aproxima e fala:
___ O que está acontecendo? Porque está pedindo socorro?
Rio:
___Olhe para mim, Dona Natureza! Veja o que fizeram comigo!
Há algum tempo as pessoas que por aqui passavam bebiam de minha água, tomavam banho e até sobreviviam dos peixes que aqui moravam.
Eu era um rio bonito, cheio de vida!  E agora...
D. Natureza:
___ Me deixa adivinhar! Foi o homem que deixou você assim!
Rio:
___ Isso mesmo. O homem acabou comigo. Começaram a jogar lixo dentro de mim. Poluíram minhas águas. Os peixes que aqui moravam fugiram e os que não conseguiram fugir morreram pela água contaminada. Agora sou depósito de lixo e todos olham pra mim com nojo. Isso me deixa muito triste! Estou morrendo Dona Natureza, estou morrendo!
Árvore I:
___ Olha! Está chegando alguém!
Todos os personagens que estão no palco falam:
__ É a Dona Água.
MÚSICA "PLANETA ÁGUA" DE GUILHERME ARANTES
D. Água entra em cena, entre a platéia, andando lentamente, delicadamente enquanto toca musica.
Quando já esta perto do palco a música para e ela fala:
___ Olá pessoal! Estava ouvindo a conversa de vocês e resolvi chegar.
Árvore II:
___Seja bem vinda Dona Água. Nós estamos aqui desabafando com a Natureza sobre a ação do homem.
Dona Água:
___ Pois é,  eu sou um líquido muito precioso do qual todos os seres vivos dependem para sobreviver. Porém, os seres humanos não me dão o devido valor. Vivem desperdiçando água em grande quantidade, logo eu que sou essencial para a sobrevivência deles. Definitivamente eu não entendo os homens. Julgam-se tão inteligentes, mas na maioria das vezes se comportam pior que animais, não usam o cérebro. E se continuarem agindo dessa forma chegará o tempo que a fonte de água potável irá se esgotar. E aí vamos ver como eles vão sobreviver sem mim. Porque sem euzinha não existe VIDA.
D. Natureza:
___ É.... Dona Água tem razão. Eu também não consigo entender o ser humano. Eles nos destroem a cada dia,  sabendo que dependem de nós.
Eu sou a Natureza e dou a eles tudo que precisam para sobreviver, mas eles nunca estão satisfeitos.
Árvore II:
___ Pessoal, olha quem esta chegando! É o Planeta Terra!
Com aparência de doente e tossindo muito o Planeta Terra fala:
___ Olá pessoal! Vim até vocês pra falar da minha preocupação com o futuro dos rios, das florestas, da água e da vida no planeta Terra.
Todos nós estamos sofrendo agressões por parte dos humanos. Eu estou me sentindo muito mal, a cada dia mais fraco. O desmatamento, as queimadas, a poluição tudo isso esta acabando comigo.
Nesse instante o planeta passa mal e desmaia.
TOCA A MUSICA “PLANETA AZUL” DE CHITÃOZINHO E XORORÓ, ENQUANTOTODOS TENTAM REANIMÁ-LO.
 A música para quando o Planeta melhora.  Então, D. Água fala:
___ Calma Senhor Planeta! Muita calma nessa hora! Todos nós estamos em apuros. A Dona Natureza, coitada, está morrendo aos poucos. Estamos indignados com o que está acontecendo. A natureza está em perigo, o planeta está em perigo!
Todos falam:
___ Nós estamos em perigo!
Árvore II:
__ E agora? O que vamos fazer? O Planeta Terra está em apuros!
Planeta:
__ Estou sim! E o único culpado de tudo isso é o homem. É ele que polui os rios, contamina as águas, produz um montão de lixo e joga tudo na natureza. É ele quem desmata a floresta, que fazem queimadas e polui o próprio ar que respira. E se continuarem agindo dessa forma o cenário na Terra daqui a alguns anos será bem sombrio, mas antes eles sofrerão as conseqüências.
Rio:
__ O ar que eles respiram não será mais o mesmo.
Árvore II:
__Vai faltar água potável. E tudo que depender dela para se desenvolver também será afetado.
Natureza:
__ Fenômenos como furações, tornados, maremotos e tempestade serão freqüentes e de grande intensidade.
Água:
__ Mas se os homens se unirem a favor do Planeta, eles podem reverter ou amenizar tudo isso. Só depende deles.
Planeta:
__ Verdade Dona Água. A mudança depende de cada um. E se o homem quiser, ele pode fazer de mim um novo Planeta. O primeiro passo é proteger a Amazônia e reflorestar as áreas devastadas.
Árvore I:
__ E também evitar as queimadas, que além de poluir o ar , acaba com a vida de plantas e animais.
Arvore II:
__ Deve cuidar dos rios para não contaminar a água.
Rio:
__ Diminuir a produção do lixo e aprender a reciclar.
Água:
__ E não desperdiçar água potável.
Natureza:
__ Isso mesmo! Se todos fizerem sua parte poderão salvar o Planeta.
Natureza, Árvore I e II.
__ Então não jogue lixo na natureza!
Rio, Água e Planeta.
__ Preserve o meio ambiente!
Todos:
__Preserve a vida!
FINAL: COREOGRAFIA DA MÚSICA "NOVO PLANETA" DA XUXA .



LEITURA DE VIDEOS
Trailer: Uma verdade inconveniente

http://www.youtube.com/watch?v=GoFkFkolNcg&feature=player_detailpage

LEITURA DE IMAGEM


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário